sábado, 27 de agosto de 2011

Anna Della Russo

 Quem acompanha o universo fashion certamente já ouviu falar ou se surpreendeu com algum look extravagante da italiana Anna Dello Russo –Diretora de Moda e Consultora Criativa da Vogue Japão. Anna tem um dos closets mais invejados do mundo – mesmo entre os + invejados. Ela coleciona milhares de sapatos e nunca repete uma roupa que tenha sido fotografada (é usual vê-la nos mais famosos blogs de street style como Jak & Jill e The Sartorialist).

 Mas o estilo de vida e a personalidade dessa fashionista vão muito além dessas informações que podem caracterizar outras poderosas da moda. Anna é única. Principalmente pela capacidade de usar os looks exatamente como os exibidos nas passarelas no “mundo real: sem medo de ser feliz captura brilhos, joiás, sapatos, casacos, muitas camadas espalhafatosas das passarelas – tudo Haute Couture e a luz do dia renegando todas as regras. Della Russo tem quase 50 anos, um corpo invejável e mora em Milão, onde aprendeu muito do que sabe com Gianfranco Ferré e estudou literatura e arte. A casa da mulher é um closet – ou melhor ela tem um apartamento só para as roupas e uma “biblioteca de sapatos” - tudo etiquetado de maneira meticulosa. Coisas que ela usou geralmente só uma vez. Imagina quem herdar essa herança…
 A New York Fashion fez uma entrevista completa com a poderosa aí. Sabe as principais curiosidades que você gostaria de saber sobre ela e suas roupas? Pois é. São praticamente todas respondidas. Traduzimos na íntegra. Uma aula. De como ser fashion, mas principalmente uma aula de personalidade, de força, de como ser única – independente do que o mundo espera. Afirmações que beiram a polêmica, mas que de certa forma são tão honestas a ponto de serem inofensivas. Vale a pena ler até o fim…
Della Russo é conhecida pelo seu gene incomparável e suas roupas polêmicas, ela gosta de usar roupas luxuosas e mais, do jeito que saíram da passarela. Isso mesmo!

"Gosto de usar as roupas do jeito que está na passarela porque é tudo muito luxuoso, mágico, não vemos isso por ai". Realmente, não vemos mesmo.
NYF - Quando você percebeu que era obcecada por moda? 
Anna Della Russo – Acho que nasci com essa ideia, de trabalhar com moda. Costuma “roubar” roupas de todo mundo – minha mãe, minha irmã, minhas amigas. Eu procurava desesperadamente por moda, por roupas. Quando se é adolescente, você sabe, você quer ser cool. Eu não quero ser cool! Eu quero ser fashion.

Qual foi a primeira peça de grife que você teve? 
Eu me lembro porque costumava ir para a escola com a minha coleção Fendi —carteira, bolsa, guarda-chuva. Tudo combinando. Nunca chove no meu país – é muito quente! Todo mundo na minha classe costumava fazer piada comigo, dizendo “Onde você vai com esse guarda-chuva?! Não está chovendo lá fora?!”. E eu respondia, “Eu sei, mas isto é parte do meu look!”. Eu tinha, acho que 12 anos.

Você continua se vestindo em looks completos – mas dos desfiles. 
Eu sempre faço isso. Faço piada de mim mesma porque às vezes me acho realmente hilária, ridícula.

Porque é parte do look?
Tanto faz. Eu não me importo aonde eu vou. Não me importo se está congelando ou frio ou chovendo – qualquer coisa pode ser parte do look. Esta é minha filosofia.

Porque você não mistura e combina peças? 
Não sei porque você me pergunta isso, porque você vê os looks dos desfiles – e eles são fantásticos! Porque mudar? Eu gosto de pegar aquele sonho e colocar em mim.



Você é famosa por sua coleção de roupas.
Eu comecei 20 anos atrás quando o prêt-à-porter estava apenas começando. Apenas agora – há dois anos – eu comecei a colecionar Marc Jacobs. Mas antes era apenas prêt-à-porter italiana, francesa. A coleção é realmente muito bem feita, porque eu seleciono todas as peças. É feita muito cientificamente.

Onde você guarda todas as roupas? 
Eu tenho outro apartamento – dois grandes quartos. É próximo ao meu apartamento, mas é apenas para as roupas.

Como você cuida de tantas roupas?
Colecionar roupas é complicado porque as roupas precisam de um espaço e de uma temperatura adequados. Você realmente destrói roupas se você as deixa em qualquer lugar, não é? Poeira, calor – isto arruína roupas. Minha casa é um congelador! As roupas precisam estar frias.

Qual a temperatura ideal? 
Não pode ser mais do que 15 graus Celsius.

E quanto aos sapatos? 
Oh, sapatos—outro pesadelo, porque eu amo sapatos. Eu tenho muitos, muitos pares. Eu guardo os sapatos em uma grande biblioteca – uma imensa bibioteca, todos juntos. Sapatos Louboutin, Prada, Yves Saint Laurent, Gucci. Melhor do que de livros, é ter uma biblioteca de sapatos.

Quantos pares? Centenas? 
Nãoooo. Milhares.



Você alguma vez pega roupas emprestadas?
Eu compro quase toda a minha coleção das lojas. Não costumo pegar roupas emprestadas de um showroom. Eu realmente gosto de comprar as roupas porque é minha paixão. Claro que as vezes eu pego emprestado peças de alguma marca porque eu sou muito, muito fotografada. Eles tiram uma foto? Eu não posso mais usar a peça. Então você precisa de mais roupas.

Quando você gasta em cada temporada? 
Não é bom falar sobre dinheiro. Mas claro que eu gasto – eu compro ótimas peças. É consideravelmente muito dinheiro.

Quando vezes você troca de roupa por dia durante as semanas de moda?
Duas ou três.

Como você faz as malas para as semanas de Moda? 
Oh! Pesadelo. Eu sei fazer malas muito bem, porque foi meu primeiro trabalho quando eu era editora de moda e viajava ao redor do mundo. Roupas para mim são uma religião. Eu sei como empacotar, como fazê-las parecer bem. Tantas vezes eu vejo pessoas aparecendo de um jeito errado, porque embalaram de um jeito horrível e precisam de mais volume e seus vestidos estão murchos ou algo parecido.

Quantas malas? 
New York são quatro dias. Apenas duas malas, mas grandes. Você não precisa mais do que isso.

Como você se mantêm tão em forma? 
Com yoga e natação. Todos os dias, três horas por dia. Yoga é um processo longo.

Você deve acordar cedo. 
Geralmente eu acordo 5:30. E vou para a aula de yoga em Milão, por volta das 7 da manhã.

Como é sua dieta? 
Quando você pratica yoga, seu corpo irá te dizer exatamente o que você precisa, e o que você não precisa. Não posso dizer que sou completamente vegetariana, mas quase. Ainda gosto de peixe – é parte da minha cultura.

O que você veste nos fins de semana? 
Eu uso lãs da Abercrombie. Se eu vou para casa de amigos ou qualquer outro lugar, eu me visto formalmente. Eu sempre me visto formalmente.

Você tem namorado? 
Tenho, mas ele não mora comigo. Não tem espaço por causa das roupas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário